BAWB - Global Forum America Latina

Educate and Innovate in Susteinability

Rocha Loures leva contribuições do Brasil ao Global Forum

Objetivo do evento é incluir o tema sustentabilidade na gestão empresarial e nos currículos acadêmicos

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participa nesta semana, em Cleveland, do BAWB-Global Forum 2009. O encontro vai reunir executivos de empresas transnacionais como Ford, Cisco, Patagônia, Herman Miller, Wal-Mart, IBM, Procter & Gamble e Daw Chemical, líderes acadêmicos e estudantes para debater formas de colocar a questão da sustentabilidade no foco da gestão empresarial e, principalmente, no currículo dos cursos universitários de formação de executivos.

O primeiro BAWB - Global Forum aconteceu em outubro de 2006, também em Cleveland numa iniciativa que envolveu a Case Western Reserve University, a Academy of Management, que congrega 19 mil professores de administração de 90 países, e o Pacto Global das Nações Unidas, subscrito por mais de quatro mil empresas e organizações comprometidas com a causa da responsabilidade socioambiental ao redor do mundo. O foco do diálogo foi a necessidade de mudança na formação superior para os negócios.

Uma das propostas da conferência de 2006 foi regionalizar o movimento. Desde então, o Sistema Fiep passou a organizar a conferência BAWB-Global Forum América Latina, que foi realizada em Curitiba entre 18 e 20 de junho de 2008. O evento foi organizado pela Universidade da Indústria (Unindus) - braço de educação corporativa do Sistema Fiep - em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAES/FGV) e a Case Western Reserve University/Ohio.

Rocha Loures vai apresentar os resultados dos encontros promovidos no Brasil em favor da mesma idéia. Além da conferência principal, o Global Forum América Latina promoveu reuniões denominadas Chamadas para a Ação (Call for Action) em Curitiba, São Paulo e João Pessoa.

Livro
Durante a Conferência, o presidente da Fiep vai lançar a edição em inglês do livro Educar e Inovar na Sustentabilidade, com ensaios de sua autoria para estimular um diálogo apreciativo a respeito da missão das organizações, da academia e da própria sociedade em favor da sustentabilidade. Clique aqui para acessar a obra.

Que tema do GFAL você considera mais relevante atualmente?

Das 80 proposições elaboradas no GFAL, quais você considera mais importantes?